segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Pintura Realista de Jesser Valzacchi

Por William de Araujo Jacques (Colecionador de Arte – Curitiba/PR)

Equilíbrio, precisão e coerência são elementos que caracterizam perfeitamente a obra de Jesser Valzacchi. Um jovem pintor paulista cuja produção pictórica contundente contrasta de forma marcante com o experimentalismo descompromissado predominante no cenário atual das artes plásticas no Brasil. Um artista cuja pintura com evidente influência clássica parece cativar o público aficionado por arte.  
A combinação de composição equilibrada, desenho preciso e temática coerente presente nos trabalhos de Valzacchi remetem diretamente à pintura de dois de seus professores, Clodoaldo G. Martins e Ronaldo Boner Jr. – dois expoentes do realismo brasileiro contemporâneo. Contudo, a despeito da forte influência dos mestres, é possível identificar na obra do pintor uma forma muito particular de retratar a realidade.  Sua forte identificação com temas figurativos e sua marcante inclinação regionalista, evocando o naturalismo caipira oitocentista de José Ferraz de Almeira Jr., tornam os quadros de Jesser Valzacchi absolutamente inconfundíveis.
Suas pinturas, sejam retratos de tipos humanos rudes ou cenas de gênero, enaltecem a valorização da beleza presente nas situações corriqueiras, a poesia dos hábitos frugais, a nobreza do trabalho árduo. O artista ao capturar com um realismo magistral a quietude da idosa costurando calmamente, a serenidade do pescador e seu cão fiel, a simplicidade do velho violeiro que dedilha melodias antigas convidam o público a refletir sobre a natureza do ser e do estar na realidade cotidiana. O artista eleva ao status de arte os costumes modestos de homens e mulheres que poderiam perfeitamente passar despercebidos da grande maioria.
A pintura realista de Jesser Valzacchi é uma declaração corajosa de que a arte deve acima de tudo promover o resgate da cultura dos personagens mais humildes, da cultura popular desprovida de ornamentação ideológica, no panorama artístico contemporâneo.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário